Balanço do governo federal registra 52% dos servidores em trabalho remoto e 1.283 casos confirmados

🖋️  Balanço do governo federal registra 52% dos servidores em trabalho remoto e 1.283 casos confirmados

Os dados são da semana de 25 a 29 de maio e foram coletados junto às unidades de gestão de pessoas dos servidores públicos federais civis

 

Publicado no portal do Ministério da Economia em 03/06/2020 19h58

 

A Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) do Ministério da Economia (ME) atualizou as informações coletadas na pesquisa sobre o trabalho remoto e casos confirmados da Covid-19 no âmbito do Poder Executivo Federal Civil.

Dados coletados na semana de 25 a 29 de maio apontam 52% dos servidores públicos federais civis trabalhando em casa. Os casos confirmados de Covid-19 registrados no sistema são de 1.283.

Esses números não incluem a Rede de Ensino Federal (REF) – formada por universidades, institutos e demais instituições de ensino federais – uma vez que o Ministério da Educação divulga o retrato da situação dessas instituições em seu portal.  

Excetuando-se a REF, mais da metade (55%) das unidades administrativas de gestão de pessoas encaminharam os dados à SGP na semana de 25 a 29 de maio. Esta parcela representa 169.710 servidores ativos, ou 61% da força de trabalho do Poder Executivo Federal civil, sem considerar as instituições federais de ensino.

______

Os números do próprio governo federal mostram o quanto é deficiente a proteção à saúde dos servidores que não podem fazer o seu trabalho de modo remoto. Além das instalações inadequadas, que já não eram boas antes da pandemia, os cuidados para evitar o contágio foram ineficientes, muitas vezes não garantindo o devido afastamento social necessário, a ventilação adequada, a redução da circulação de pessoas nas áreas comuns com adaptação de horários nos diversos setores, proteção e higienização adequada para a utilização de bebedouros e banheiros, além, é claro, da não realização de testes periódicos com os servidores, trabalhadores terceirizados, entre outras pessoas que circulam nas repartições públicas. Cabe aos representantes sindicais acompanharem e denunciarem as irregularidades encontradas.

A Frente Parlamentar Mista do Serviço Público está orientando sua entidades parceiras a fazerem um levantamento de diversas questões afetas também ao trabalho remoto para que seja possível a uniformização das informações para que as representações dos servidores tenham condições de melhor avaliarem as providências a serem tomadas.

______

______

Vladimir Nepomuceno

‼️ INSIGHT

Assessoria Parlamentar


Imprimir  

Comments powered by CComment